fbpx

Deus Transcende o Espaço

Deus não está contido em um lugar específico do universo, nem mesmo em um lugar específico do Céu:

“Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.” (1 Reis 8:27)

“Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.” (Jeremias 23:23-24)

Algumas pessoas imaginam que Deus não está localizado na terra porque pensam que ele está localizado em algum lugar específico do Céu. Esse pensamento está errado, pois é confundir o Criador com a criatura. Deus não é uma criatura para estar contido em um lugar e não em outro. Ele transcende a dimensão do espaço, “até o céu dos céus, não te poderiam conter” (1 Reis 8:27). Como ele não está contido em nenhum lugar específico, ele está perto e, ao mesmo tempo, está longe, ele está no Céu e, ao mesmo tempo, está na terra, ele preenche todas as coisas:

“Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.” (Salmo 139:7-9)

A Bíblia ensina que Deus transcende a dimensão do espaço (onipresença) e que o Céu é o lugar da manifestação de sua bendita glória de forma mais clara e especial, não que o Céu é o lugar em que ele está contido como se fosse uma criatura limitada.

De fato, Deus pode manifestar sua glória com mais clareza em lugares específicos do universo, mas isso não significa que ele está sujeito à dimensão do espaço, estando contido naquele lugar em que ele se manifesta de forma especial. Crer que Deus é corpóreo ou contido no espaço é heresia.

Me. Vicente Paula Leite
Junho/2020