A Vida de José – Parte 1 – Gênesis 37

Olá! este é o episódio 1 da série de estudo que faremos com os jovens sobre a vida de José. Tenho o prazer de compartilhar com você.
Problema inicial: com 17 anos José contava ao seu pai as coisas perversas que seus irmãos faziam
NARRATIVA:
- Jacó, ou Israel, teve doze filhos. José foi o décimo primeiro. Com 17 anos José contava ao seu pai as coisas perversas que seus irmãos faziam. Jacó já era velho quando José nasceu e, por isso, ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos e mandou fazer uma túnica longa e de mangas longas, de várias cores. Os outros filhos odiavam José.
- José sonhou que estava no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o feixe dele ficou de pé e os dos outros da família colocaram-se em volta do seu e curvaram-se diante dele. Depois José sonhou que o sol, a luze as estrelas se curvaram diante dele. A interpretação do sonho era que o pai e a mãe e os irmãos se curvariam diante dele.
- José contou a seus irmãos o sonho e estes o odiaram mais ainda (Gn 37.5-10).
- Os irmãos de José levaram as ovelhas e a cabras do seu pai para longe de casa. Um dia, Israel mandou José ir até onde seus irmãos estavam. De longe, ao verem José, seus irmãos começam a fazer planos para matá-lo. Diziam: Eis que vem o sonhador. Vamos matá-lo e jogá-lo numa cisterna qualquer e diremos que um animal feroz o devorou. Veremos o que acontecerá com os seus sonhos.
- Quando José chegou ao lugar onde seus irmãos estavam, eles arrancaram dele a túnica e o jogaram no poço que estava vazio e seco. De repente vinha passando uma caravana de ismaelitas que iam para o Egito e ao invés de matá-lo, venderam-no como escravo e depois os irmãos mataram um cabrito e com o sangue mancharam a túnica de José, a fim de enganar o pai.
- O pai chorou inconsoladamente ao ver a túnica do filho (Gn. 37. 15-35)
LIÇÕES TIRADAS DA NARRATIVA
1 . A pessoa pode provocar os outros e chamar problemas para si com certo comportamento: José provocou seus irmãos e chamou problemas pra si quando contou ao seu pais sobre seus irmãos e pelo jeito como contava seus sonhos.
2 . Deus é onisciente. Ele sabia exatamente o que aconteceria com José a família de Israel. José não sabia como seus sonhos seriam cumpridos, porém, Deus deixou claro que ele seria o líder da família e governador da terra. Deus sabe nosso futuro também.
3 . A pessoa desprezada e rejeitada pela família pode ser um servo de Deus.
Sentimentos presente na história:
A predileção de Jacó por Jose
A arrogância de José
O ódio dos irmãos
O luto de Jacó
A solidão de José e o sentimento de abandono e desprezo
Bate-papo com o grupo
- Você já viveu alguma situação parecida?
- O que você sente ao lembrar disso?
- Você sente que estes sentimentos te impedem de se aproximar-se de outras pessoas?
- Você sente que estes sentimentos te impedem de se aproximar-se de Deus?
Oração: Em oração leve o grupo a confessar a Deus os traumas de relacionamentos, a buscar e a liberar perdão, a buscar um relacionamento verdadeiro com Deus.
Prof. Queila Leite
fonte: Narrativas Bíblicas, Jackson Day, Editora Socep
O Curso Básico em Teologia da Ibetel é composto por 19 matérias com conteúdos e metodologia únicas, desenvolvido em linguagem fácil e didática. Você terá acesso ao material didático digital ou impresso, excelentes vídeos aulas e atividades elaboradas com base nas mais modernas filosofias de ensino.